• Eventos
  • Folheto E Promocoes
  • Festival Panda Destaque Home

Lugar dos Pernilongos

(parques temáticos)
Lugar dos Pernilongos - Quinta Pedagógica


Lugar dos Pernilongos – Quinta Pedagógica

A Herdade de Gâmbia situa-se na Reserva Natural do Estuário do Sado, com cerca de 600 ha, que se estendem ao longo da margem direita da Ribeira de Marateca (a cerca de 9 km de Setúbal).

Aqui podem observar-se uma grande variedade de espécies de aves tais como: pato real, garça vermelha, flamingos, águia sapeira e também os pernilongos!

Foi assim que nasceu o “Lugar dos Pernilongos” a nossa quinta pedagógica que tem como objetivo dar a
conhecer as actividades que decorrem numa quinta.

O que Pode Encontrar no “Lugar dos Pernilongos”

Na paisagem circundante do “Lugar dos Pernilongos” podemos encontrar: um pomar, vinha, floresta com pinheiros bravos, pinheiros mansos e sobreiros. Aqui coabitam diversos animais: cavalos, vacas, ovelhas, galinhas, patos, coelhos, porcos entre outros.
Preparámos um leque de actividades específicas que contemplam várias tradições rurais relacionadas com a vida do dia a dia numa quinta.
Estas actividades, que podem ser realizadas ao longo de todo o ano, independentemente das condições meteorológicas, terão lugar no espaço dos Pernilongos. Um local amplo e coberto onde decorrem algumas das actividades e as refeições, onde está localizado também o nosso forno de lenha e outras estruturas de apoio.

 

Lugar Dos Pernilongos Quinta Pedagogica 2
Lugar Dos Pernilongos Quinta Pedagogica 3
Lugar Dos Pernilongos Quinta Pedagogica 4
Lugar Dos Pernilongos Quinta Pedagogica 5

 

Atividades no “Lugar dos Pernilongos”

  • Animais da Quinta

Após uma pequena caminhada até aos abrigos dos animais as crianças são convidadas a interagir com os animais da quinta, vão conhecê-los de perto, aprender algumas das suas características e hábitos. Vão poder alimentar alguns dos animais e deste modo descobrir as preferências da cada um. Através de dinâmicas lúdicas as crianças vivenciam o dia a dia de uma quinta.

  • Pão Quente

As crianças são convidadas a por a mão na massa e vão fazer pão, mas antes têm de ir procurar lenha para aquecer o forno, neste passeio ficam a conhecer algumas das espécies de árvores presentes na Herdade, bem como o processo desde a sementeira dos cereais até à produção do pão. No final do dia cada criança saboreia o pão feito por si, ou leva-o para sua casa.

  • Compotas Doces

Com fruta ou legumes da época as crianças vão ajudar a descascar e cortar a fruta, medir todos os ingredientes, e descobrir como é simples fazer compotas. Posteriormente poderão saboreá-las, e cada uma levará um pouco de compota para casa.

  • Queijo Fresco

Num passeio pela Herdade as crianças vão encontrar as ovelhas e conhecê-las um pouco melhor. Perceber os seus hábitos e necessidades, para depois poderem descobrir o processo necessário para fazer queijo. Vão também  conhecer o funcionamento da sala de ordenha. Cada criança será desafiada a fazer queijo que provará mais tarde.

  • Ser Veterinário

Por um dia as crianças vão ter oportunidade de conhecer a profissão de veterinário de forma lúdica. Vão pegar nos animais e aprender a observá-los ouvindo o seu batimento cardíaco, limpando as orelhas, escovando, preparando as camas entre outras tarefas. Os pequenos doutores vão levar o seu cartão de identificação de veterinário para casa.

  • Arte com a Natureza

Num passeio pela Herdade as crianças vão recolher livremente elementos naturais para as actividades de expressão plástica. Vamos envolver as crianças na construção de pincéis, criação de carimbos, decalque de texturas e o que a sua criatividade ditar. As crianças irão levar as suas produções plásticas para casa.

  • Ciclo de Lã

Nesta actividade as crianças ficam a conhecer todo o percurso da lã, desde a tosquia até à tecelagem. Vamos visitar o rebanho e descobrir as diferentes fases da lã. As crianças vão ter oportunidade de ajudar a lavar, cardar, fiar, tingir e fazer um novelo de lã. Cada criança leva um pequeno tear de cartão para casa.

  • O Mel

Com esta actividade pretende-se que as crianças reconheçam a importância da polinização feita pelas abelhas para o equilíbrio do nosso ecossistema. Com a ajuda do nosso Apicultor as crianças vão conhecer todo o trabalho que as abelhas têm ao fazer o mel, perceber a sua organização e hierarquia. Vamos falar sobre o néctar das flores, os favos de mel, as colmeias e os vários produtos que as abelhas nos dão. No final todos provam o delicioso mel.

  • A Cortiça

Durante um passeio ao montado da Herdade, as crianças vão ficar a conhecer todo o processo desta magnífica matéria-prima proveniente dos sobreiros. Vão poder observar as várias utilizações deste material, tais como, rolhas, placards, pavimentos, carteiras e objetos decorativos. Cada criança vai procurar um pouco de cortiça para levar como recordação.

Website

www.herdadegambia.com/lugardospernilongos

Redes Sociais

Facebook

Morada Lugar dos Pernilongos

Herdade de Gâmbia
Rua da Liberdade
2900-917 Setúbal

Tags: Herdade de Gâmbia, Lugar dos Pernilongos, quinta pedagógica, Setúbal