• Folheto E Promocoes
  • Eventos
  • Festival Panda Destaque Home

9 Mitos associados às dificuldades de Aprendizagem

(Aprendizagem Infantil)
Centro SEI - centro de Desenvolvimento e aprendizagem


9 Mitos associados às dificuldades de Aprendizagem

Existem vários mitos associados às Dificuldades de Aprendizagem Específicas: uma criança com dificuldades de aprendizagem tem uma inteligência mais baixa? Uma criança que escreve os números de baixo para cima tem dislexia? Só os rapazes têm dislexia? Uma criança com dificuldades de aprendizagem não pode ter boas notas? Estes mitos dificultam muitas vezes o diagnóstico destas dificuldades na criança e, por conseguinte, o início da sua intervenção terapêutica.

Juntámos alguns dos mitos e perguntas mais frequentes relativamente a este assunto, com o intuito de ajudar pais, professores e todos quantos têm de intervir em crianças com Dificuldades de Aprendizagem.

 

1. As dificuldades de aprendizagem específicas são sinónimo de baixa inteligência

Errado. Pelo contrário, estudos feitos ao longo da última década demonstram que alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas têm uma inteligência dentro da média ou mesmo acima da média.

O que acontece é que estes alunos apresentam desempenhos abaixo do que seria de esperar tendo em conta o seu perfil cognitivo, em uma ou em mais áreas específicas.

 

2. Tenho que esperar até ao final do 2º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico para o meu filho fazer uma avaliação em dificuldades de aprendizagem específicas

Errado. Embora um diagnóstico de Dificuldade de Aprendizagem Específica só deva ser formalmente fechado após dois anos de escolaridade formal, não significa que o seu filho não possa ter sinais de alerta antes disso. Nesse caso, deverá ser avaliado e apoiado através de intervenção terapêutica o mais cedo possível. Quanto mais cedo a criança iniciar o processo de intervenção, mais sucesso esta terá.

 

3. O meu filho escreve a maioria das letras e dos números de baixo para cima, logo, ele tem uma dificuldade de aprendizagem específica

Errado. É comum, tanto no ensino pré-escolar como no início da escolarização, as crianças terem dificuldade em escrever as letras e os números, frequentemente escrevendo em “espelho”, da direita para a esquerda ou de baixo para cima. A maior parte das crianças vai corrigindo estes erros à medida que vai sendo exposta à aprendizagem das letras, da leitura e da escrita. Apenas situações em que não sejam capazes de ultrapassar este tipo de erros sozinhas, poderão ser indicadoras de alguma dificuldade mais específica.

 

4. As dificuldades de aprendizagem específicas têm cura

Errado. As Dificuldades de Aprendizagem Específicas não têm cura, uma vez que resultam de uma disfunção neurológica de carácter permanente. Não são, por isso, uma doença que possa ser curada. No entanto, atualmente já existem diversas estratégias e métodos de intervenção psicopedagógicos que podem ser utilizados em crianças com Dificuldades de Aprendizagem Específica, de forma a ajudá-las a ultrapassar ou a minorar as suas dificuldades. Quanto mais precoce for a implementação destas estratégias, maior a probabilidade dos resultados alcançados serem melhores.

 

5. Não é possível ter sucesso escolar e profissional quando se tem uma dificuldade de aprendizagem específica

Errado. São vários os exemplos de pessoas bem-sucedidas profissionalmente e que têm diagnósticos de Dificuldades de Aprendizagem Específicas (e.g., Dislexia), tais como: Beethoven, Walt Disney, Bill Gates ou Tom Cruise. Quanto mais precocemente o diagnóstico for feito e, por consequência, mais cedo se der início à intervenção, maior a probabilidade de sucesso da criança, quer académica, quer profissionalmente.

6. Só os rapazes é que têm dificuldades de aprendizagem específicas

Errado. Apesar de os rapazes serem mais vezes referenciados pelos professores, não existem diferenças significativas entre rapazes e raparigas. O que sucede é que os rapazes são frequentemente diagnosticados mais cedo, geralmente devido a causas comportamentais, uma vez que parecem apresentar maior dificuldade em gerir a frustração nas situações em que as suas dificuldades específicas se tornam mais evidentes.

7. O meu filho tem uma dificuldade de aprendizagem específica, por isso nunca vai ter boas notas

Errado. Se o seu filho for apoiado através de uma intervenção específica e intensiva, de forma a colmatar as dificuldades causadas pela Dificuldade de Aprendizagem Específica diagnosticada, e se a esta se associar motivação e esforço, bem como suporte dos vários agentes educativos, então estão reunidas todas as condições para que o seu filho seja bem-sucedido, quer académica, quer profissionalmente.

8. Só um médico pode diagnosticar uma dificuldade de aprendizagem específica

Errado. As Dificuldades de Aprendizagem Específicas não podem ser encaradas como um problema médico, nem podem ser diagnosticadas por um médico, uma vez que estes não têm conhecimentos de avaliação da leitura, da escrita e do cálculo. Para além disso, não existe medicação que cure as Dificuldades de Aprendizagem Específicas.

9. As adequações curriculares para as crianças com dificuldades de aprendizagem específicas são uma injustiça para as outras crianças sem dificuldades

Errado. A abordagem de ensino mais justa acontece quando o professor consegue providenciar a cada aluno aquilo que é necessário para que este seja bem sucedido em contexto escolar. Deste modo, as adaptações que os professores fazem são uma tentativa de criar condições equitativas, quer em situação de teste ou num trabalho de casa, e não uma forma de atribuir vantagens aos alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas. Na realidade, um aluno com Dificuldades de Aprendizagem Específicas terá que se esforçar tanto ou mais que outro aluno, apesar das adaptações individuais.

 


Centro SEI - centro de Desenvolvimento e aprendizagem

Artigo publicado pelo Sei

Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem.

O Centro SEI é um espaço dedicado ao desenvolvimento e à aprendizagem em todas as etapas da vida humana.Somos uma equipa multidisciplinar de especialistas em dificuldades de aprendizagem (dislexia, hiperatividade e outros desafios do desenvolvimento).
Para mais informações: www.centrosei.pt ou aqui

Tags: Centro SEI, dislexia, Mitos associados às dificuldades de Aprendizagem