Brincar em Família
(eventos de crianças)
Brincar em Família
Como o fim-de-semana vai estar de chuva e não apetece sair de casa existem vários tipos de ideias para uma grande diversão em família. Aqui seguem umas ideias para brincar em família.
Façam uma caça ao Tesouro
Fácil, divertido, e dá para várias idades: faça pistas e coloque-as em vários locais da casa (ou do jardim), tipo: ‘Sirvo para deitar a cabeça’, que vai dar à almofada, onde estará outra pista, e assim sucessivamente até ao ‘Tesouro’, que pode ser qualquer coisa: desde rebuçados até presentes. O divertido é mesmo seguir as pistas, e quanto mais difíceis forem, melhor.
Façam um circulo mágico
Reúna a família e peça-lhes para contarem, à vez, aquilo que mais marcou a vida de cada um. Pode colocar vários papelinhos dentro de um chapéu, e cada um vai tirando as ‘senhas’ à vez: ‘Conta o dia mais feliz da tua vida’, ‘A altura em que tive mais medo foi…’, ‘Que fazias se acordasses amanhã e fosses presidente’, ‘Se não me chamasse o meu nome, gostava de chamar-me…’
Decorem caras
Sou uma borboleta. Ou um tigre. Ou apenas ‘arte’… Decorar o respetivo rosto ou o dos outros pode ser feito à profissional, com tintas próprias para o efeito, ou apenas com batom e lápis de olhos.
Façam uma batalha de almofadas
Aqui está uma boa maneira de brincar em família. Não há nada melhor para destruir o stress familiar: uma boa e velha batalha de almofadas. Tem é de ser à séria. Tire a sua jarra preferida do caminho, em vez de estar sempre a uivar ‘Ai ó Vasquinho cuidado com os cristais!’.
Encenem um Telejornal
Primeiro escrevam ‘o alinhamento’ das notícias, depois apresentem. Pode ser maluco ou à séria. Pode ser mais animado se houver outras crianças que possam fazer de entrevistados ou convidados, mas também funciona só com uma. Nota da produção: se estiver disposta a pôr um banco em cima da mesa, vai ver que é ainda mais divertido.
Ensine-os a fazer vários tipos de jogos
E a saltar à corda. E a jogar xadrez. E a coser. Pode haver crianças que já não tenham paciência, mas se forem ‘apanhadas’ a tempo (aí 4, 5 anos) ainda vai muito a horas de lhes ensinar as alegrias dos clássicos.
Encontra os fantasmas
Desenhe formas de fantasmas em cartolina branca e recorte-as. Esconda-as por toda a casa e dê inicio a um espetáculo de caça aos fantasmas. Ganha a criança que encontrar mais fantasmas.
Brincar em família é muito educativo e permite uma melhor relação entre pais e filhos.
Divirtam-se muito.
Tags: atividades para crianças, crianças